Vida Saudável...Especial Desportistas!




A alimentação pode influenciar positivamente ou negativamente o rendimento de uma pessoa, devendo consequentemente ser orientada no sentido de não só melhorar a sua capacidade desportiva, mas também de proporcionar uma boa saúde a longo prazo.
Ao ser elaborada uma dieta, deve-se ter em conta vários factores como, o tipo de desporto, idade, sexo(M/F), entre outros factores.
Os princípios base para uma alimentação correta, assentam por um lado, na satisfação diária das necessidades energéticas, através de um adequado fornecimento em calorias de hidratos de carbono, gorduras, proteínas, água, minerais e vitaminas e por outro, num correto enquadramento destes alimentos.

Para um desportista, de uma forma geral, deverá ter uma alimentação bastante variada e evitar carências nutricionais em hidratos de carbono, vitaminas e minerais.
Deve-se começar sempre o dia com um bom pequeno-almoço e ao longo do dia consumir bastantes frutas e verduras. A carne não deve ser ingerida em excesso pois não é esta que aumenta a capacidade muscular. Peixe e carnes brancas são os ideais!
A água é a bebida de eleição e deve ser ingerida abundantemente ao longo do dia.


Água

Uma boa hidratação é fundamental num desportista, não só porque o rendimento de um atleta diminui com o aumento da desidratação mas também porque certas lesões desportivas, como as roturas musculares, são mais frequentes quando há falta de água no organismo.
A quantidade de água que uma pessoa deve beber diariamente varia em função do trabalho muscular, temperatura, altitude e humidade ambiente, pelo que devemos no mínimo consumir 3 litros de água/dia.


Vitaminas e minerais

As necessidades em vitaminas e minerais são mais importantes numa pessoa desportista, especialmente no que se refere às vitaminas B1, B6, B12, e C.
Embora uma alimentação equilibrada deva fornecer as quantidades necessárias destes nutrientes, os suplementos alimentares por vezes podem ser aconselhados.



Alimentação em tempo de treino

A confecção dos alimentos deverá ser feita de modo a facilitar a sua digestão, dando preferência a alimentos cozidos e grelhados. Devem ser feitas 5 a 6 refeições por dia.
Em relação a bebidas, devemos dar sempre preferência a sumos naturais para acompanharmos as refeições diárias. No entanto, o almoço e o jantar podem, por vezes, ser acompanhados por outras bebidas, como por exemplo o vinho.


 Vamos ser saudáveis fisica e mentalmente! Vamos ser felizes!!! =)


Beijos
 
 
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pincéis e suas funções!

Hot Nails!

Vem aí o EE Cream!!!